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sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bem receber idoso....inscrevam-se


Apresentação:

O Turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo. No Brasil, o turismo vive um momento singular onde a meta principal do Ministério do Turismo (Mtur) é fortalecer o mercado interno para gerar emprego, renda e inclusão social. 
Em 2014, o Brasil estará sediando a Copa do Mundo de Futebol e o Rio de Janeiro será uma das cidades-sede muito importante por dois fatores; primeiro pelo fato do Estádio do Maracanã ser o maior campo esportivo do mundo e o segundo por ser o local que irá sediar a partida final e, consequentemente o encerramento do evento da Copa do Mundo 2014, o que trará milhares de turistas para a cidade. O referido evento esportivo, de cunho internacional, deve ser entendido como uma oportunidade de consolidar a Cidade do Rio de Janeiro como principal centro de turismo do Brasil. Assim, quanto mais a cadeia de turismo estiver preparada para atender esta demanda turística, mais emprego e renda o Turismo estará gerando para a população carioca e, consequentemente elevando a sua qualidade de vida. 
O Plano Nacional de Turismo (PNT 2007/2010) aponta uma série de estratégias para o fortalecimento do mercado interno brasileiro. Uma delas é a qualificação profissional que deve estimular a educação continuada e a formação profissional. De acordo com as propostas apontadas pelo Mtur sobre as estratégias de organização turística “Copa Brasil 2014”, a qualificação profissional é fundamental para a o sucesso do turismo brasileiro, visto que o País apresenta uma dimensão territorial com diversidades regionais bastante relevantes. Tal aspecto incide uma competitividade permanente para o setor de turismo. Para o Mtur, uma forma de atuar na competitividade é elevar a qualidade da prestação dos serviços e dos produtos ofertados. O governo federal, como provedor de políticas públicas voltadas para uma melhor qualificação do trabalhador, vem investindo em novos clientes, como os turistas da Melhor Idade. Portanto, é necessário contar com profissionais qualificados para atender esse público. 
Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O Instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%). A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos. Esta realidade também vem acontecendo nos países do mundo, ou seja, a população de idosos vem aumentando. 
Atualmente o mercado de turismo, vem apostando na População Idosa que procura cada vez mais as agências de turismo para investir no seu tempo livre. O turista da “Melhor Idade” possui maior flexibilidade para administrar o seu tempo, esse perfil se ajusta à criação de mecanismos para diminuir a ociosidade dos meios de hospedagem em períodos de baixa ocupação. Este nicho de turista carece também de pessoas qualificadas no mercado para melhor acolhê-los. Neste sentido, os setores vinculados aos serviços receptivos de aeroportos, estações, hotéis, restaurantes, taxistas e Agentes de Viagem entre outros, já veem sentindo a necessidade de se especializarem no atendimento a este segmento, que apresenta cuidados e necessidades diferenciadas.
Evidenciam-se, os agentes de viagem, são profissionais que fazem o contato direto com o cliente. Tem a missão de prestar informações sobre roteiros turísticos, assim como fazer as reservas, emissões e cuidar de todos os detalhes para que a viagem do cliente seja a mais agradável possível. Quanto mais qualificado for o agente de viagem, mais facilidade ele terá para propor melhores opções de viagens a maior número de clientes. Dessa forma, o Agente, é o profissional de ponta para inserir o turista da Melhor Idade no circuito turístico de forma segura. 
Assim sendo, Projeto Bem Receber o Turista da Melhor Idade, visa à qualificação profissional dos agentes de Viagem, com intuito de suprir as carências no atendimento do turista idoso.

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